escrito por Jackson Oliveira
4 minutos de leitura
Seu portfólio abrange uma vasta gama de funcionalidades críticas, oferecendo suporte abrangente para:
A qualidade e a profundidade de suas soluções garantem que a Virtual Software tenha entre seus principais clientes os maiores bancos e corretoras do Brasil, solidificando sua posição como líder no fornecimento de tecnologia para o exigente e dinâmico mercado financeiro nacional.
Por atuar com soluções baseadas em software e atender um mercado que exige alta confiabilidade e agilidade, a Virtual Software precisava otimizar seu ciclo de desenvolvimento e entrega contínua. Na época, a empresa utilizava o Team Foundation Server (TFS), plataforma que passou a apresentar entraves importantes:
Com o objetivo de otimizar os seus processos de entrega contínua de soluções de tecnologia e modernizar suas práticas de engenharia, a plataforma GitHub se mostrou ideal em função de seu ecossistema robusto, disponível no formato open source e com forte investimento em inovação. As capacidades, apresentadas pelo time da ilegra, foram fundamentais na escolha da plataforma, uma vez que foi possível, além de realizar a migração dentro um curto espaço, otimizar o processo de releases das aplicações existentes.
Apesar de possível e extremamente efetiva em termos de custo, uma migração utilizando uma abordagem lift-and-shift não atenderia os desafios apresentados de maneira satisfatória. Durante a fase de planejamento, identificou-se a necessidade de modernizar também o processo de release. Desenhamos e implementamos uma nova estratégia de branching baseada no GitHub Flow, integrando práticas modernas de CI/CD desde o início da migração.
Entre os principais elementos do novo fluxo de trabalho, destacam-se:
Com a migração concluída e o novo fluxo implementado, a Virtual Software reduziu mais de 200% do tempo de geração de releases. Com um processo integrado e automatizado, foi possível eliminar etapas manuais do processo anterior aumentando a rastreabilidade do processo ponta-a-ponta. Gustavo Cury, sócio-diretor da Virtual Software destaca a sua percepção do novo processo de liberação:
“Na plataforma TFS, o processo de geração de novas versões dependia de ferramentas customizadas que desenvolvemos. Detalhar quais as mudanças estavam em cada versão era uma tarefa manual que dependia da verificação de informações em diferentes sistemas e grupo de pessoas. O pipeline na plataforma GitHub automatizou 100% deste processo.”
Além disso, a facilidade de integração das diferentes soluções de GitHub baseada em APIs, como GitHub Actions, GitHub Projects, Issues e Pull Requests, permitiu que o time entrasse em operação como novo modelo de trabalho logo após os primeiros repositórios migrados.